O mundo está melhorando

Ao contrário do que costuma-se ver na mídia e o que é pregado por críticos do capitalismo, nosso mundo está melhorando. E trouxemos seis gráficos para comprovar isso:

World Better
Clique na imagem para visualização em alta definição

Pobreza extrema

Apesar do estardalhaço feito pela mídia toda vez que um índice de desigualdade social é divulgado, pouco se menciona o fato de que estamos diminuindo a pobreza extrema global, ainda que a população esteja aumentando.

Inclui-se na linha de pobreza extrema, segundo o Banco Mundial, pessoas com renda abaixo de US$ 1,90 por dia. E estima-se que hoje uma pessoa saia dessa linha, por segundo.

Mortes em desastres naturais

O acúmulo de capital ao longo dos anos, nos permitiu construir lares mais robustos, nos permitiu migrar de locais perigosos, permitiu o avanço tecnológico de previsões acessíveis a todos e a desenvolvermos mecanismos de defesa eficazes contra desastres naturais. Ou seja, estamos diminuindo o impacto de catástrofes naturais em nossas vidas.

Alfabetização

A educação fica cada vez mais acessível a medida que passam-se os anos, e as taxas de alfabetização não param de crescer no mundo todo. A alfabetização já alcançou 86,2% da população mundial.

Número de horas trabalhadas

O crescimento e acúmulo de capital também trouxe a evolução dos meios de produção, da segurança no trabalho e da produtividade. Como consequência, as horas trabalhadas diminuem e os salários aumentam.

Mortalidade infantil

O capitalismo também criou condições para desenvolvimento e avanço medicinal, e hoje torna medicamentos e vacinas acessíveis ao mundo todo. O que traz como resultado uma constante queda nas taxas de mortalidade infantil.

Expectativa de vida

Todas essas condições favoráveis permitem um crescimento constante de expectativa de vida no mundo todo. Nunca vivemos tão bem e por tanto tempo.

Por fim

A melhora na condição de nossas vidas é consequência de anos de acúmulo de capital e de concorrência de mercado. Nunca vivemos tão bem em qualquer outro período da história, nosso padrão de vida hoje é muito melhor do que um bilionário americano do início do século. É caminhando cada vez mais em direção ao capitalismo e livre mercado que tornaremos as inovações, avanços tecnológicos e demais benefícios acessíveis a todos os cidadãos.

%d blogueiros gostam disto: