Como as gigantes da tecnologia fazem dinheiro?

tech
Clique na imagem para visualização em alta definição

Elencadas por faturamento, as quatro maiores empresas de tecnologia dos EUA somam números assustadores. Em 2017 foram 607 bilhões de dólares em receitas com a venda de seus produtos e serviços. Mas como essas gigantes da tecnologia realmente ganham dinheiro?

Apple

Como é de se esperar, o queridinho da Apple detém a maior fatia da receita da empresa. Com 223 milhões de unidades vendidas em 2017, o Iphone representa hoje 51% de todas as vendas de smartphones no mundo e 63% do faturamento da empresa. O Ipad e MacBook competem pelo segundo lugar, seguido de serviços e demais produtos como o Apple Watch.

Amazon

Ainda vista mais como uma empresa de varejo online do que criadora de tecnologia, a Amazon de fato possui a maioria de sua receita advinda da venda de produtos online, porém caminha à passos largos para mudar esse conceito. Cerca de 18% de sua receita já é obtida de seus serviços de mídia, que incluem entre outros, seu serviço de streaming. Os cerca de 10% restantes vem de seus serviços de computação em nuvem, a popular AWS.

Alphabet

A Holding criada há pouco mais de dois anos, que nada mais é de que um conglomerado de empresas pertencentes ao Google, possui a vasta maioria de sua receita advinda de anúncios e publicidade por meio do AdWords e a plataforma de vídeos Youtube. A pequena parcela restante, cerca de 12%, é atribuída ao sistema operacional Android, ao smartphone Google Pixel e a loja Google Play.

Microsoft

A tradicional empresa de Bill Gates é ainda hoje a maior produtora de software do mundo, e mesmo assim, possui seu faturamento pulverizado em vários segmentos. O pacote Office corresponde à maior fatia, com 28%, seguido pelos serviços de computação em nuvem da empresa. Indo para a produção de hardwares, o console de videogame Xbox corresponde a 11% da receita. O tradicional sistema Windows possui ainda 9% e a publicidade e propaganda toma conta de 7% através do Bing e a Microsoft Advertising. O restante do faturamento advém de diversos outros serviços, softwares e hardwares produzidos pela empresa.

%d blogueiros gostam disto: