Viagem ao Texas

Houston3
Cidade de Houston

Estive nas últimas semanas visitando o estado do Texas, onde tive a oportunidade de conhecer o interior e a metrópole de Houston, cidade mais populosa do mesmo. Inaugurando uma nova categoria neste site, relatarei abaixo as coisas mais impressionantes e curiosas que percebi deste famoso estado americano:

1) O estado da estrela vermelha

Texas decor
A primeira impressão que chama a atenção ao desembarcar no Texas é o uso de uma estrela como decoração na grande maioria dos estabelecimentos. Aeroportos, hotéis, restaurantes e casas compartilham desse artefato que, por muitas vezes em tom enferrujado, traz a cor vermelha. Mas calma, apesar de associarmos uma estrela enferrujada como decoração de prédios soviéticos, a estrela Texana obviamente nada tem a ver com isso.

Texas flag
A estrela é uma menção ao apelido que o estado possui por causa da bandeira: O estado da estrela solitária

2) O orgulho Texano

Texas proud

É comum nos Estados Unidos ver bandeiras americanas tremulando em casas e demais propriedades, o orgulho e patriotismo americano é único no mundo todo. No Texas porém, as coisas são um pouco diferentes.

A maioria das bandeiras americanas expostas vem acompanhadas da bandeira Texana logo ao lado, em algumas propriedades é possível ver apenas a bandeira estadual em exibição. O Texas, inicialmente território do México, chegou a ser uma República independente por cerca de dez anos, e só posteriormente foi anexado ao território dos Estados Unidos em 1845, o que embasa historicamente os movimentos separatistas que existem até hoje.

Notoriamente um dos estados mais republicanos dos Estados Unidos, esses movimentos ganharam muita força após a reeleição do ex-presidente Barack Obama em 2012. Em pesquisa pública com amostragem de até 1000 eleitores, a aprovação da ideia de tornar o Texas independente saiu de 15% para 26% entre 2010 e 2016. A mesma aprovação subiria para 40% caso Hillary Clinton fosse eleita presidente dos Estados Unidos.

A ideia de ser independente é influenciada por muitos outros aspectos, desde o estilo de vida “cowboy”, até costumes como o orgulho de fazerem seus churrascos de maneira diferente do resto do país (muita semelhança com o Rio Grande do Sul?). Economicamente o Texas é uma potência, com um PIB de U$ 1,6 trilhão de dólares, o estado só perde para a California no quesito, e se fosse um país, figuraria como o décimo país mais rico do mundo.

Toda essa pujança é usada como orgulho e também como argumento para reforçar a independência do estado. Em um estudo de 2005, para cada dólar que o Texas pagava em impostos federais, apenas U$ 0,94 voltava em benefícios, tornando-o um “doador de impostos”. Em conversa com um comerciante local, o mesmo me evidenciou essa questão e colocou a seguinte frase: “We don’t need the big brother, we can take care of ourselves” que traduziria-se no contexo como: “Não precisamos de um governo federal, nós podemos cuidar de nós mesmos”.

3) Onde tudo é grande

bigger-in-texas

Sendo o segundo maior estado em extensão territorial dos Estados Unidos, e com a segunda maior população (cerca de 28 milhões de pessoas), o Texas é usado como referência de grandeza em todos os aspectos. As frases “Texas size” ou “Everything’s bigger in Texas” são para descrever tanto comidas como pick-ups. No Texas é praticamente impossível achar pick-ups pequenas, são todas gigantes e em grande número. Tão grandes que muitas possuem seis rodas, e quase todas amplamente usadas para puxar trailers enormes, que só seriam compatíveis a caminhões no Brasil.

pick up trailers
De trailers para gado até containers de 20 pés, não há limites para os trailers de pick-ups Texanas

4) Infraestrutura e Energia

Houston2
Quantas décadas seriam necessárias para se construir algo desse porte no Brasil?

A infraestrutura do estado é impressionante, a imagem acima é da Katy Freeway, localizada na entrada da cidade de Houston. Com nove pistas para cada lado, a auto-estrada chega a expandir-se em certos trechos para impressionantes 26 pistas. No setor aeroviário, o Texas carrega o título de estado com o maior número de aeroportos nos Estados Unidos, e o aeroporto de Dallas está entre os dez mais movimentados do mundo.

Em termos de energia, é notória a fama do Texas no setor petrolífero, marcado como o maior produtor dos Estados Unidos, mas poucos sabem que o estado agora assume a liderança em outra forma de gerar energia. Com uma geração de 15 mil megawatts, o suficiente para alimentar até 3 milhões de residências, o Texas já é também o maior produtor de energia eólica do país.

wind-and-cotton-texas_meera-subramanian
É comum ver os enormes aerogeradores entre as lavouras no Texas

5) Respeito máximo à propriedade privada

No-Trespassing
Placas comumente encontradas em fazendas no Texas


Se existe algo que é realmente levado a sério no Texas, é a propriedade privada. Os Texanos possuem todos os direitos de defender e explorar as terras que adquirem, da forma que bem entenderem. Achou petróleo em suas terras? É seu, você decide para quem vende. Quer plantar em toda a extensão de suas terras? Você pode, não há necessidade de criar reservas legais como exige o governo brasileiro. Você ainda pode criar reservas particulares de caça em sua fazenda, se assim quiser. Aliás, é comprovado que reservas privadas de caça no Texas estão preservando inúmeras espécies de animais africanos.

E claro, todo esse respeito à propriedade privada dá o direito de o dono defendê-la de qualquer invasor. Qualquer indivíduo que ultrapasse uma cerca sem consentimento, poderá ser morto por um Texano que não responderá por processo algum se assim o fizer.

Conclusão

O Texas é realmente um lugar fascinante para se conhecer e morar, é um dos estados com menor alíquota de impostos dos Estados Unidos, e segundo o Fraser Institute, fica em segundo lugar no ranking de liberdade econômica dos estados americanos. Consequentemente, está perto do topo em um ranking de melhores estados para se fazer negócios nos EUA.  São defensores assíduos da segunda emenda da constituição, o direito de portar armas para se defender. São respeitadores máximos da propriedade privada e seu povo é de uma hospitalidade ímpar. Recomendo uma visita.

 

%d blogueiros gostam disto: